Rio

Domingo começa com chuva muito forte em diversos pontos no Rio

Regiões de Guaratiba e da Grota Funda registraram chuva forte entre 8h15 e 8h45
Praça Mauá foi um dos locais atingidos por chuva forte Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo
Praça Mauá foi um dos locais atingidos por chuva forte Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

RIO - As estações de Guaratiba e da Grota Funda do Sistema Alerta Rio registraram chuva muito forte na manhã deste domingo. A primeira contabilizou 14 milímetros de precipitação entre 8h15 e 8h30. Já na segunda, 21,6 milímetros de chuva foram registrados entre 8h30 e 8h45. Ambas ficam na Zona Oeste .

Houve queda de galhos na Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, próximo ao Lins, e a via ficou interditada até 9h52. No mesmo horário, havia bolsões d'água na Avenida Ministro Ivan Lins, na Barra da Tijuca, e e na Avenida Epitácio Pessoa, na altura da Rua Vinicius de Moraes, na Lagoa. No Largo dos Leões, no Humaitá, a queda de uma árvore causou a interdição parcial da Rua São Clemente.

Entre 9h e 9h15, Alta da Boa Vista, Barra, Jacarepaguá e Rocinha registraram volumes de chuva superiores a 10 milímetros. Na Avenida Brasil (altura do Mendanha), em Guaratiba, Santa Cruz e na região do Riocentro, a precipitação foi de aproximadamente 20 milímetros entre 8h45 e 9h. No mesmo horário, no Recreio e na Grota Funda, o indicador bateu cerca de 30 milímetros, maior índice registrado pela manhã.

Um dos locais com registro de chuva foi a região da Avenida Niemeyer. A via está fechada desde a última segunda-feira , após uma ordem judicial determinar a interdição por risco de deslizamento de terra. Equipes da prefeitura acompanham a situação no local.

Para José Britz, presidente da Associação de Moradores e Amigos de São Conrado (AMASCO), a ocupação do Vidigal sem controle do Poder Público e o consequente lançamento de esgoto nas encostas da região configuram o maior problema da área hoje.

- Para mim, a Niemeyer está inviabilizada como via confiável. Em nenhum lugar do mundo, uma rota do tipo é fechada em função de chuva ou fenômeno parecido - afirmou ele.

Equipes da prefeitura acompanham situação na Avenida Niemeyer durante chuva Foto: Bruno Kaiuca / Agência O Globo
Equipes da prefeitura acompanham situação na Avenida Niemeyer durante chuva Foto: Bruno Kaiuca / Agência O Globo

Em nota, a prefeitura informou que, às 8h24, 10 sirenes foram acionadas em "áreas de alto risco geológico da Barra e Jacarepaguá". O alerta teve caráter preventivo e não se tratou de aviso para desocupação. Além disso, o texto afirma que Comlurb, Guarda Municipal e Geo-Rio atuam em esquema especial por conta da chuva.

Entre 8h e 9h, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia na Marambaia registrou ventos fortes de 59,8 quilômetros por hora.

De acordo com o Centro de Operações Rio (Cor), o motivo das chuvas é uma frente fria estacionária que se encontra no litoral carioca. A previsão é que precipitações fortes sejam registradas em diversos pontos da cidade nas próximas horas.

A expectativa é que as temperaturas hoje variem entre 19 e 32 graus no Rio. O ceú deve ficar nublado e há possibilidade de ventos fortes no período da tarde e da noite. A cidade deve ser alvo de chuvas até a próxima quarta-feira, quando o tempo deve voltar a ficar seco.