Can't see images? Click here...
Keep Calm and Carrion

Boletim Virtual da IAF Março 2020

Graças aos tradutores voluntários, esse boletim virtual está disponível em outras línguas. Se você gostaria de fazer parte, mande um email para muehle@iaf.org . Se sua língua não está disponível, nós enviamos traduções atrasadas na nossa Página do Facebook

Nota importante para os delegados, para os representantes de clubes e para os tradutores: por favor não esqueça de enviar esse boletim virtual para o seus membros do clube e para todos os falcoeiros que conhece, principalmente a versão de línguas variadas, mesmo que seja compartilhada na mídia social – você vai engrandecer a voz dos falcoeiros.

Egito: Diálogos com o Governo

Membros do Clube Egípcio de Rapinantes sentaram-se com o Vice-presidente da IAF por MENA, Karim Rousselon, e oficiais dos departamentos do governo, presidido pelo Dr. Mostafa Fouda e pelo Dr. Osama elGebaly, ambos representando H. E. Yasmine Fouad, responsável pelo Ministério Egípcio de Negócios Ambientais.

Enquanto a falcoaria tem sido praticada no Egito pelos últimos séculos, senão milênio, nos tempos modernos seu status legal tem sido incerto. Esses diálogos importantes esclareceram que a falcoaria é a caça com uma ave de rapina, que é aceita sob convenções de conservação internacionais e que as legislações internacionais existem para permiti-la.

O tráfico ilegal é um grande problema em toda a região e a criação de um plano de ação adequado para a conservação das aves de rapina no Egito foi considerada prioridade. O Clube Egípcio de Rapinantes e a IAF esperam trabalhar juntos com o Ministério Egípcio de Negócios Ambientais até o fim.

Uso futuro de pintinhos de um dia na alimentação de Aves de Rapina na Europa

Houve certa especulação nas mídias sociais sobre o uso de pintinhos de um dia como alimentação de rapinantes, que eles seriam banidos da Europa. Aqui está a resposta da Comissão Europeia para a pergunta em escrito da MEP Francês Aurelia Beigneux, se medidas legais serão tomadas para impedir o abate de pintinhos de um dia: Pergunta para a resposta escrita E-003965/19.

Resposta dada por Ms Kyriakides em nome da Comissão Europeia

“O relatório da Autoridade Europeia de Segurança Alimentícia sobre o abate de aves domésticas (1) aponta vários riscos associados com o uso de métodos de abate para pintinhos machos de um dia de raças de galinhas poedeiras. Qualquer método disponível no momento tem seus prós e contras e a legislação UE (2) estabelece o equilíbrio entre bem-estar dos animais e práticas disponíveis.

A Comissão está ciente da pesquisa de sexagem dos ovos; alguns dos projetos em andamento são apoiados pela EU (3). Porém, no momento, não existem alternativas disponíveis comercialmente para abater pintinhos de um dia.

A Comissão continuará monitorando de perto os desenvolvimentos futuros na área para apoiar plenamente as políticas de bem-estar animal com qualquer resultado relevante das atividades de pesquisa e inovação.”

FACE – Forte início para o Intergrupo “Biodiversidade, Caça e Zona Rural”

A Federação Europeia pela Caça e Conservação (FACE – European Federation for Hunting and Conservation) atua como secretariado pelo Intergrupo “Biodiversidade, Caça e Conservação” desde sua criação em 1985. A Organização dos Donos de Terra Europeia (ELO – European Landowners Organization) juntou-se como co-secretariado em 2004, trazendo sua experiência em tópicos relacionados à zona rural.

Membros do grupo se reuniram para estabelecer as bases para o seu trabalho nesta legislatura. O intergrupo vai ser fundamental para reunir as perspectivas dos principais atores rurais na definição de importantes discussões na próxima Estratégia da EU para a Biodiversidade, a reforma da Política Agrícola Comum da EU (CAP – Common Agricultural Policy) e o Acordo Verde.

Álvaro Amaro (Portugal, EPP) foi elegido presidente do Intergrupo, com Simone Schmiedtbauer (Austria, EPP), Alex Agius Saliba (Malta, S&D), Elsi Katainen (Finlandia, Renovar Europa), Marco Dreosto (Itália, ID), Andżelika Możdżanowska (Polonia, ECR), Carmen Avram (Romania, S&D), Jérémy Decerle (França, Renovar Europa), Juran Ignacio Zoido Álvarez (Espanha, EPP) e Annie Schreijer-Pierik (Holanda, EPP) como Vice-presidentes.

O presidente recém eleito, Álvaro Amaro declarou: “Eu aceitei liderar a equipe que trabalha para reestabelecer o Intergrupo, que consiste de 10 membros no total, de 10 diferentes Estados-membros diferentes e 5 grupos políticos compostos por 5 homens e 5 mulheres. Isso oferece um amplo escopo geográfico e ideológico assim como o equilíbrio perfeito de gênero!” Ele acrescentou: “Com mais de 130 MEP’s apoiando de todos os principais grupos políticos, o Intergrupo é uma plataforma ativa de partes interessadas no Parlamento Europeu, permitindo discussões abertas entre os tomadores de decisão, a Comissão Europeia e especialistas, com o objetivo de afirmar o papel crucial das comunidades rurais e a importância socioeconômica da caça e das atividades da zona rural.”

A lista de expecialistas em todos os tópicos relacionados à falcoaria

Estamos juntando uma lista de expecialista nacionais e internacionais; no momento serão apenas nomes e áreas de expecialização. Esse projeto é para mostrar que não tem nada de errado em não saber alguma coisa, desde que você saiba à quem consultar, quem sabe sobre tal assunto.

Estamos redesenhando nosso site www.iaf.org para armazenar o máximo de conhecimento que podemos sobre tópicos relevantes para nós como falcoeiros. Isso significa que podemos ser a principal fonte que o público, oficiais do governo e falcoeiros ião consultar, antes de serem redirecionados, através de links, para sites mais especializados.

Estamos priorizando qual conhecimento deveria estár disponível, começando por fazer uma lista de especialistas em todos os campos relevantes, por exemplo: conservação, história, veterinária, reprodução, leis, cultura, regiões, ramos de falcoaria, etc., então precisamos de uma lista de tópicos primeiro. Todos os itens listados acima podem ser detalhados e adicionados, de acordo com seus pensamentos.

Os especialistas devem vir de todas as regiões e idiomas. A IAF está bem representada por diferentes grupos de idiomas, portanto, devemos sugerir muitas pessoas, não apenas da língua inglesa. Quando temos uma lista significativa de nomes e expecialidades, esperamos poder encaminhar consultas ao melhor especialista possível sobre tal tópico. À medida que as lacunas em nosso conhecimento no site se tornam aparentes, podemos tentar encontrar especialistas para preenchê-las.

Sugira especialistas e tópicos adicionais (incluindo você, se você é um!) usando o formulário on-line.

Lembre-se: essa ideia surgiu porque não é possível saber de tudo, mas é possível conhecer outras pessoas que, entre elas, sabem.

Calendário Internacional de Falcoaria:

O grupo de Comunicação e Relações Públicas da IAF estará compondo um calendário mundial online de importantes eventos relacionados à falcoaria, como reuniões, conferências e reuniões de clubes da IAF. Isso ajudará os clubes a organizar seus eventos para que não se sobreponham e para que os visitantes participem de vários encontros de falcoaria, promovendo o intercâmbio entre membros da comunidade global de falcoaria em diferentes países. Gostaríamos que todas as organizações membros da IAF nos enviassem detalhes de seus próximos encontros e grandes eventos ou conferências de que tenham conhecimento em 2020.

Por favor, envie qualquer informação para alessandra@iaf.org.

Celebrações de Novembro do Clube de Falcoaria Irlandês (Irish Hawking Club)

Este ano marca o 160º aniversário do Clube de Falcoaria Irlandês, estabelecido em Dublin em agosto de 1860, e também o 10º aniversário da Falcoaria de receber a inscrição da UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial. Para comemorar esses marcos da nossa história, o Clube de Falcoaria Irlandês realizará uma exposição de Falcoaria para o mês de novembro no centro de visitantes de Phoenix Park, na cidade de Dublin. O Phoenix Park é a maior área recreativa fechada de qualquer cidade da Europa e foi originalmente fundado pelo falcoeiro James Butler, 12º Conde de Ormonde, em 1662, onde foi abastecido com veados e caça para “cão de caça e gavião”.

O final de semana de abertura (31 de Out/1 de Nov) contará com uma série de palestras sobre vários tópicos em falcoaria com entrada gratuita para todos. Para mais informações, entre em contato com o Irish Hawking Club em irishhawkingclub@gmail.com

13ª Encontro da Conferência das Partes da Convenção sobre Conservação de Espécies Migratórias

Gandhinagar, de 15 a 22 de fevereiro de 2020. Da esquerda: Janusz Sielicki, vice-presidente da IAF, oficial de conservação da IAF, membro da Força-Tarefa Sacre e Força-Tarefa de Energia, Collin Galbraith, presidente do Conselho Científico da Convenção sobre Espécies Migratórias (CMS), Lyle Glowka, Coordenador Executivo do Escritório do CMS em Abu Dhabi, Dr. Hany Tatwany, Vice-Presidente da Autoridade de Vida Selvagem da Arábia Saudita, Ponto Focal CMS KSA, membro da Força Tarefa Sacre.

A IAF fez uma apresentação no evento paralelo da Força Tarefa Sacre. Era óbvio que a comunidade de falcoaria é a comunidade mais ativa em conservação do sacre do mundo. O projeto de ninho artificial da Mongólia, o Projeto School-link e a pesquisa de eletrocussão foram todos iniciados antes mesmo da adoção do Plano de Ação Global do Sacre. A IAF cofinanciou o portal de conservação mais seguro www.sakernet.org e o portal de especialistas www.sakerfalcon.org, uma série de pesquisas de rastreamento por satélite e somos especialmente ativos na luta contra a eletrocussão. A IAF iniciou a Resolução da IUCN WCC-2016-Rec-098-EN “Prevenindo impactos de eletrocussão e colisão da infraestrutura de energia em aves” adotada pelo Congresso da IUCN Havaí 2016. A IAF iniciou um portal birdelectrocution.org e um folheto dedicado sobre eletrocussão, disponível em 14 idiomas para alertar organizações e autoridades responsáveis e promover soluções.

Um pequeno projeto de financiamento colaborativo iniciado pela Associação de Falcoaria da Mongólia provou a eficácia com que podemos proteger as aves da eletrocussão. O Fundo de Conservação para Rapinantes Mohammed Bin Zayed, lançado por Abu Dhabi em 2018, está financiando um projeto de um milhão de dólares para modernizar todas as linhas de distribuição perigosas na Mongólia. Este é certamente o maior projeto do mundo voltado para a eletrocussão e o primeiro que pode salvar efetivamente as espécies.

Outra área importante das atividades da IAF é a cooperação com a Corporação Financeira Internacional (IFC - International Finance Corporation), a instituição do Banco Mundial, com orientações para prevenir a eletrocussão nas linhas de distribuição (6-110 kV). Uma vez adotada, este será o guia para instituições internacionais de investimento e cerca de 100 bancos privados. O objetivo é que todas as novas linhas sejam seguras para pássaros. Esperamos que os governos também usem isso. Um exemplo muito bom é o governo da Arábia Saudita incluiu postes à prova de pássaros em seu padrão nacional de Avaliação de Impacto Ambiental.

Há novas iniciativas dos falcoeiros para combater o comércio ilegal de aves de rapina. A IAF organizou um Workshop Conjunto Contra o Comércio Ilegal de Aves de Rapina em Abu Dhabi, em 27 de agosto de 2019, em colaboração com o Clube de Falcoeiros do Emirados (Emirates Falconers 'Club) e o Fundação Internacional pelo Conservação da Houbara (International Fund for Houbara Conservation). A declaração final apela à implementação da Resolução 11.16 do CMS (Rev. COP12) sobre Prevenção de Abate, Captação e Comércio Ilegais de Aves Migratórias, incluindo o estabelecimento de uma Força-Tarefa Regional para lidar com a matança ilegal, captura e comércio de aves de rapina selvagens, incluindo promoção do uso e comércio legal e sustentável e construção da experiência da Força-Tarefa CMS no IKB para a região do Mediterrâneo (MIKT).

Nesse grande evento, o papel dos falcoeiros na conservação do sacre foi muito apreciado nas discussões. O CMS COP13 tomou decisões sobre a atualização de algumas das resoluções e adotou novas. O papel das instituições financeiras na solução da eletrocussão de aves foi proposto pela IAF e adotado pela Força-Tarefa de Energia na atualização da Resolução sobre eletrocussão neste CMS COP13.

A IAF também interveio em casos de propostas para prevenir o uso sustentável legal das espécies do Apêndice I do CMS, que incluem falcões sacres. Grupos anti-uso tentaram limitar o uso legal dessas espécies em poucas resoluções, especialmente uma relacionada ao artigo III do CMS, que era muito perigoso para a falcoaria. Felizmente, conseguimos interromper essas propostas com a ajuda de outras organizações de uso pró-sustentável e de alguns representantes de países, especialmente do Reino da Arábia Saudita.

O CMS COP13 mostrou novamente a importância de uma forte presença da IAF em todas as convenções internacionais de conservação. A única maneira de ser ouvido é estar presente. Sem a nossa presença lá, algumas decisões poderiam ser adotadas que seriam fatais para a falcoaria.

Torne-se um Inscrito Individual
Página Principal da IAF no Facebook

Envio do Boletim e Newsletter Virtual

Se você gostaria de ser adicionado à lista de correio da IAF para receber esses Boletins e Newsletters virtuais, clique no botão.

Adicione meu e-mail à lista de correio da IAF

Nota aos delegados e representantes do clube: encaminhe estes boletins da IAF a todos os seus membros.

Também fique à vontade para usar os artigos do boletim em seus boletins e revistas impressas.

International Association for Falconry and Conservation of Birds of Prey

info@iaf.org

www.iaf.org

LIKE TWEET FORWARD

You have received this email as a National Delegate or representative of an IAF member club or organisation, or as someone interested in our work.

Unsubscribe

MailerLite