Otan rotula China como 'desafio sistêmico' em nova descrição de suas diretrizes políticas
As novas diretrizes versando sobre a China foram reveladas pela agência Bloomberg, citando fontes familiarizadas com o assunto
Sputnik - Em nova descrição de suas diretrizes políticas, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) vai categorizar a China como um "desafio sistêmico" à aliança militar, segundo reportou a mídia nesta segunda-feira (27).
As novas diretrizes versando sobre a China foram reveladas pela agência Bloomberg, citando fontes familiarizadas com o assunto.
A Otan também destacará o aprofundamento da parceria da China com a Rússia, segundo informa a reportagem.
Intitulado "Conceito Estratégico", o documento delineará as prioridades dos membros da aliança bélica para a próxima década. Ele deve ser assinado pelos líderes da Otan na cúpula de Madri nesta semana.
A versão anterior, de 2010, não mencionava a China e classificava a Rússia de parceira — designação que deve ser alterada nesta próxima edição.
A mudança dos termos já era prevista nos últimos dias, segundo informou um funcionário de alto escalão do governo dos EUA. De acordo com ele, aliados da Otan revelariam novos compromissos de postura e de força para incrementar a aliança militar.
Essas propostas deverão ser apresentadas durante o próximo encontro dos membros, em Madri, na Espanha, que ocorre entre 28 e 30 de junho.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: