Brasil
PUBLICIDADE
Por , O Globo — Rio de Janeiro

Alvo de intenso debate público desde a semana passada, a discussão no Congresso sobre a chamada PEC das Praias repercutiu internacionalmente com foco no papel do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, relator da proposta na Casa. A imprensa estrangeira ecoou majoritariamente o discurso de críticos à medida, apontando uma suposta intenção de privatizar a orla, embora isso não conste no texto da PEC.

A Proposta de Emenda à Constituição prevê a transferência integral, mediante pagamento, de imóveis localizados nos chamados terrenos de marinha, próximos à faixa costeira, aos atuais ocupantes. Hoje, quem vive nesses locais precisar quitar anualmente diferentes taxas destinadas ao governo federal.

Publicadas em veículos locais da França, Bélgica, Itália, Portugal e Japão, as matérias sobre a PEC das Praias destacam supostas ameaças para os 7.500 km de litoral e um possível rompimento do "mito das praias livres". Declarações do ex-presidente Jair Bolsonaro, como a que ele expressou o desejo de construir uma "Cancún brasileira", também foram destacadas, bem como o papel do jogador Neymar no imbróglio.

O Courrier Internacional, periódico francês administrado pelo mesmo grupo do Le Monde, deu ênfase ao interesse do senador Flávio Bolsonaro em levar o "projeto de revisão constitucional ao Senado". No texto, a informação de que o governo atual é contrário a proposta também é destacada. A discussão também foi abordada no La Libre, jornal publicado na Bélgica em língua francesa.

Jornal belga afirma que o Brasil enfrenta uma "polêmica" em torno da aprovação da PEC das Praias — Foto: Foto: Reprodução
Jornal belga afirma que o Brasil enfrenta uma "polêmica" em torno da aprovação da PEC das Praias — Foto: Foto: Reprodução

A publicação belga relembrou que o ex-presidente Jair Bolsonaro "nunca escondeu o sonho de uma Cancún brasileira", em referência à declaração do então presidente, em 2022. Na época, Bolsonaro reafirmou a sua intenção de transformar a região de Angra do Reis, no litoral do Rio de Janeiro, em um local similar ao complexo hoteleiro paradisíaco do México.

Na ocasião, o ex-presidente anunciou que mudaria, por decreto, as regras de preservação da Estação Ecológica de Tamoios, localizada na região. O caso também foi relembrado no portal de notícia sul-africano eNCA e no Japan Today.

Portal de notícias do Japão publica matéria sobre a polêmica da PEC das Praias — Foto: Foto: Reprodução
Portal de notícias do Japão publica matéria sobre a polêmica da PEC das Praias — Foto: Foto: Reprodução

Já o italiano La Reppublica afirmou que "o mito da praia livre está em risco" com a PEC. O texto ainda destaca que "os Bolsonaros querem privatizar o litoral e criar dezenas de eco-monstros" por meio da mudança de um estatuto que, segundo o veículo, favoreceria a direita da "ex-colônia portuguesa".

Jornal italiano diz que "os Bolsonaros querem privatizar a praia" — Foto: Foto: Reprodução
Jornal italiano diz que "os Bolsonaros querem privatizar a praia" — Foto: Foto: Reprodução

Já o jornal português Zap.aeiou destacou o potencial interesse de Neymar, ex-jogador do PSG, na aprovação do texto discutido no Senado. O atleta é sócio de um empreendimento de luxo no litoral nordestino, entre Pernambuco e Alagoas, que pode ser beneficiado se a emenda for aprovada.

Idealizado pela empresa Due, o projeto pretende erguer 28 imóveis e é anunciado como o futuro “Caribe Brasileiro”, oferecendo acesso exclusivo à praia, sauna, piscina, ginásio, entre outras comodidades. O empreendimento, cujo faturamento pode chegar até R$ 7,5 bilhões, é um dos citados nas críticas de ambientalistas contra a PEC em discussão.

Portal de notícias português aponta interesse de Flávio Bolsonaro e de Neymar na proposta — Foto: Foto: Reprodução
Portal de notícias português aponta interesse de Flávio Bolsonaro e de Neymar na proposta — Foto: Foto: Reprodução

*Estagiária sob supervisão de Cibelle Brito

Mais recente Próxima Marina Silva propôs ideia semelhante à da PEC das Praias em seu programa de governo nas eleições de 2014

Inscreva-se na Newsletter: Jogo Político

Mais do Globo

Representantes do português questionam a entidade sobre conivência com o clube contra o próprio regulamento, e já preparam ação na Fifa

Advogados de Caixinha notificam CBF por permitir que Santos registre Cleber Xavier sem pagar rescisão de antecessor

Centroavante precisou sair da partida aos 10 minutos do primeiro tempo

Cano sofre lesão no joelho esquerdo e deixa partida entre Fluminense e Aparecidense

Tribunal de Apelações de Nova York anulou condenação no ano passado; Processo por estupro e agressão sexual foi reiniciado

Em novo julgamento, ex-assistente de produção volta a acusar Harvey Weinstein

Ministro do STF ressaltou que podem ser criados 'legítimos mecanismos' contra desinformação

Fachin critica falta de 'limites' de redes sociais e sugere que Congresso precisa avançar em regulamentação

Hanna Dugan agora enfrenta duas acusações federais: ocultação de indivíduo para impedir sua descoberta e prisão, e obstrução ou impedimento de um processo

Juíza dos EUA é suspensa pela Suprema Corte após ser presa sob acusação de impedir detenção de imigrante

Entidade também reafirmou o compromisso com o estatuto, que não permitiria que o enxoval tivesse tal cor

CBF diz que imagens de suposto uniforme vermelho não são oficiais e que ainda definirá coleção para a Copa do Mundo

Expectativa cresceu devido à presença de equipe precursora da presidência da República em São Paulo

Centrais fazem apelo a Lula para comparecer a ato do 1º de maio em São Paulo