Rio
PUBLICIDADE
Por e — Rio de Janeiro

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 17/02/2025 - 17:03

"Rio de Janeiro enfrenta onda de calor: medidas de proteção essenciais"

Rio de Janeiro atinge 44°C, recorde em 10 anos. Onda de calor extremo preocupa e provoca medidas de proteção. Alta temperatura relacionada a aumento de mortes, especialmente de idosos. Recomenda-se hidratação, evitar exposição solar e cuidados especiais para grupos de risco. Medidas de prevenção são essenciais para lidar com o calor intenso.

A temperatura máxima desta segunda-feira no Rio foi de 44°C, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, a mais alta já registrada pelo Sistema Alerta Rio desde 2014, quando começaram as medições. O número bateu o recorde anterior da série histórica do órgão de meteorologia da prefeitura do Rio, de 43,8°C, no dia 18 de novembro de 2023.

Na terça-feira, o céu terá nebulosidade variada e não há previsão de chuva. As temperaturas estarão elevadas e podem ultrapassar os 40°C. Os ventos estarão predominantemente moderados no período da tarde.

Na quarta e quinta-feira, o céu segue com nebulosidade variada, predominantemente nublado. A cidade segue sem previsão de chuva e as temperaturas devem ter pequeno declínio, mas permanecem altas. Já na sexta-feira, o céu estará claro a parcialmente nublado, não há previsão de chuva e as temperaturas permanecerão elevadas.

Nível de Calor 4

A cidade alcançou, às 12h35 desta segunda-feira, o Nível de Calor 4 (NC4), o segundo mais alto do Protocolo de Enfrentamento ao Calor Extremo do município, cuja escala vai até o NC5. A marca é inédita desde a criação pelo município do protocolo em junho do ano passado. O NC4 é atingido quando a cidade registra temperaturas entre 40 graus e 44 graus por, ao menos, três dias consecutivos.

Entre as ações previstas nessa situação, está a abertura pela prefeitura de 58 pontos de resfriamento, orientação à população para que adaptação das rotinas que demandam exposição ao calor extremo e ao sol e a possibilidade de cancelamento ou reagendamento de eventos de médio e grande porte e de megaeventos em áreas externas.

Como se proteger do calor intenso

Reforçar a hidratação, manter a casa fresca e evitar se expor ao calor em lugares quentes e abafados são algumas das principais recomendações dos órgãos de saúde. Em casa, o ideal é abrir as janelas durante a noite, permitindo que o ar circule. Durante o dia, o ideal é fechar janelas que sejam expostas ao sol nas horas de pico (de 10h às 16h), para reduzir a carga de calor interna. Se a casa não estiver fresca, vale passar algumas horas por dia em locais com ar-condicionado, como shoppings e prédios públicos, ou locais arborizados e com sombra.

Os efeitos do calor extremo no corpo — Foto: Editoria de Arte
Os efeitos do calor extremo no corpo — Foto: Editoria de Arte

Para reduzir a temperatura corporal, os banhos frios, compressas geladas e a ingestão de líquidos ajudam — álcool e cafeína devem ser evitados, já que favorecem a desidratação. Veja outras dicas:

  • Aumente a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede;
  • Consuma alimentos leves como frutas e saladas;
  • Utilize roupas leves e frescas;
  • Evite bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar;
  • Evite a exposição direta ao sol, em especial, de 10h às 16h;
  • Informe-se sobre os níveis de calor na cidade do Rio de Janeiro por meio das redes sociais e sites do Centro de Operações Rio e da Secretaria Municipal de Saúde;
  • Em caso de baixa umidade, use soro nos olhos e nariz para evitar o ressecamento;
  • Use protetor solar; a exposição ao sol sem a proteção adequada contra os raios ultravioleta deixa a pele vermelha, sensível e com bolhas;
  • Proteja as crianças com chapéu de abas;
  • Não queime lixo e mato;
  • Em caso de mal-estar, tontura ou demais sintomas provocados em decorrência do estresse térmico, procure uma unidade municipal de saúde.

Causa de morte

Numa sequência de três dias em que o Rio sofreu com temperaturas elevadíssimas em novembro 2023, foi registrado o recorde de mortes de idosos pelo calor na cidade: 151 óbitos. Exatamente naquele período ocorreram shows da cantora americana Taylor Swift.

Uma pesquisa realizada pela Secretaria municipal de Saúde constatou a relação entre calor excessivo e aumento na mortalidade, especialmente de idosos com doenças como diabetes, hipertensão, insuficiência renal, Alzheimer e infecções do trato urinário, de 2012 a junho do ano passado.

Em casos extremos, o risco pode dobrar. Essas informações foram cruzadas com temperaturas registradas dia a dia por órgãos como o Alerta Rio, da prefeitura, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica (Redemet). Do total, foram destacados 390 mil óbitos relacionados a 17 causas recorrentes selecionadas para a pesquisa. Em 12 delas, foi constatado aumento de incidência e, portanto, de risco, em casos de exposição a temperaturas elevadas.

Mais recente Próxima O calor vai passar até o carnaval? Veja quando temperatura vai dar trégua no Rio

Inscreva-se na Newsletter: Notícias do Rio

Mais do O Globo

Governo é incapaz de entender insegurança que causa no mercado ao intervir em empresas privadas

Acordo que modifica Conselho da Eletrobras satisfaz a capricho de Lula

Modelo novo da OpenAI produz imagens no estilo de Miyazaki como nenhum outro

Inteligência artificial faz arte?

Combate ao crime organizado exige atuação coordenada de instituições fortalecidas e com competências bem definidas

Criação do Gaeco Nacional é inconstitucional

Luta palestina está construída na destruição de Israel, não em negociações com o país. Isso foi retroalimentado durante décadas

O problema não é apenas o Hamas

Veja o horóscopo do dia 1/4 para os signos de Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes

Horóscopo de hoje: veja previsão para seu signo no dia 1/4

Bilionário e grupos aliados gastaram cerca de R$ 115 milhões para impulsionar candidato conservador Brad Schimel

Doações milionárias de Musk influenciam eleição na Suprema Corte de Wisconsin, vista como teste para governo Trump

Novo folhetim da TV Globo vai ao ar nesta segunda-feira (31)

'Vale tudo': remake de novela tem atores que nem eram nascidos na primeira versão; veja quem são